Solo Brasil Transportes

Saiba como funciona o transporte de cargas pesadas no Brasil

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
transporte-rodoviario-por-caminhao_solo-brasil

Conheça os desafios no transporte de cargas pesadas e entenda como é realizado o processo no país. Saber como transportar cargas pesadas no Brasil não é uma tarefa para qualquer um: é preciso muito planejamento, responsabilidade e cuidado para quem trabalha no ramo. Se você quer entender como funciona o transporte de cargas pesadas no Brasil, acompanhe este post com a gente!

Como funciona o transporte de cargas pesadas?

Para começar a entender o processo, vamos explicar melhor a logística para transporte de cargas pesadas e a classificação dos produtos que se encaixam nesta categoria.  O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) é o responsável por regulamentar o setor. Para saber como transportar cargas pesadas no Brasil, é necessário conferir a legislação e os documentos necessários para o tipo de veículo em questão. Depois disso, é preciso conseguir uma AET (Autorização Especial de Trânsito). Esse documento classifica e determina as normas para circulação de veículos e cargas acima dos limites de pesos e dimensões estabelecidos pelo COTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).  Máquinas pesadas, peças de construção civil ou da área industrial, por exemplo, entram na categoria de cargas pesadas e precisam dessa autorização. 

Desafios no transporte de cargas pesadas no Brasil

Desafios do transporte de carga pesada no Brsail A logística para transporte de cargas pesadas no Brasil pode ser bem complexa, mas com planejamento e cuidado tudo pode ser feito com tranquilidade.  Para você entender melhor como transportar cargas pesadas no Brasil demanda muita atenção dos profissionais responsáveis, confira as principais dificuldades enfrentadas pelas transportadoras:

  1. Segurança

Um dos maiores desafios no transporte de cargas pesadas é a segurança. Para se ter noção, o Brasil registrou 22 mil roubos de carga em 2018. Além do alto número de crimes no país, a maioria dos produtos classificados como cargas pesadas são de alto valor e por isso a garantia de segurança deve ser ainda maior. Qualquer problema durante o trajeto pode significar um grande prejuízo para o produtor e para a transportadora.

  1. Burocracia

Além da AET, o transporte de cargas pesadas exige outras documentações, como o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais), o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e documentações específicos para alguns tipos de cargas.

  1. Logística

Já falamos por aqui que a logística para transporte de cargas pesadas não é simples, certo? Agora vamos explicar por que. É necessário pensar no trajeto, na segurança, no prazo de entrega, acompanhamento, rastreamento da mercadoria, burocracia e muito mais. É muita coisa para uma pessoa só, não é mesmo? Por isso, o mais indicado é que você procure uma empresa especializada em transporte de cargas pesadas para realizar o serviço para você sem problemas.  A Solo Brasil Transporte é especialista no assunto, com serviços de qualidade, com segurança e agilidade. Todo o processo, desde a coleta do produto até a entrega, é planejado por meio de um sistema de gestão informatizado para garantir a eficiência no processo. Acesse nosso site e entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre nossos serviços!

Você pode gostar também dos artigos abaixo

Deixe seu comentário.

Solo Brasil

Sua solução de transportes de cargas sem burocracias Solo Brasil Transportes. Conhece por isso oferece, entende por isso atende. * Transportamos em todo território nacional a partir de uma tonelada*. Parceria com empresas de transporte fluvial e aéreo a nível nacional

Posts Recentes

Preencha o formulário abaixo e
para receber um contato de um de nossos especialistas. Queremos fazer o melhor para você!

Quer receber nossas novidades?

Cadastre- se em nossa Newsletter e receba conteúdo exclusivo Solo Brasil Transportes.